A TERÇA PARTE DA ESTRELAS – 2020

FAV-UFG

Endereço:
Telefone:
WhatsApp: (62) 98245-7191
Site: https://www.fav.ufg.br/

Sobre a Galeria: Faculdade de Artes Visuais – Universidade Federal de Goiás
60 anos de Arte (1960-2020)
Em 2020, a Faculdade de Artes Visuais (FAV-UFG) comemorou seu jubileu de diamante. A instituição tem sua origem no antigo Instituto de Belas Artes de Goiás (IBAG) que iniciou suas atividades ofertando um curso universitário regular de Belas Artes e um curso Livre de Artes.
O Instituto de Belas Artes de Goiás foi idealizado sob o mesmo espírito renovador do ensino que pairava sobre o estado naqueles anos, concretizado com o surgimento de instituições de ensino superior, como a Universidade Católica de Goiás (1959) e a Universidade Federal de Goiás (1960). Em dezembro de 1960, sob a bandeira do ensino público e gratuito, a Universidade Federal de Goiás (UFG) foi criada a partir da fusão de cinco faculdades já existentes. Entretanto, se não fossem alguns obstáculos, o IBAG teria sido a sexta faculdade a ser incorporada a UFG, iniciando um árduo percurso em direção a esse objetivo, finalizado apenas em 1967, sete anos após a criação da UFG. ( Para conhecer um pouco mais sobre o início da história da FAV – veja o Ebook: Faculdade de Artes Visuais da UFG: memórias e histórias do Professor Orlando de Castro Ferreira. Acesse o link -https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/403/o/Ebook_Orlando-final.pdf )
Atualmente a FAV atua nas áreas de Arquitetura, Artes, Design e oferece os seguintes cursos de Graduação: Arquitetura e Urbanismo, Bacharelado em Artes Visuais, Design e Autoria, Design Gráfico, Design de Moda, Licenciatura em Artes Visuais nas modalidades presencial e a distância. Atua também na pós graduação com cursos de especialização em Design e com os Programas de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual – mestrado e doutorado – e o Projeto & Cidade – Mestrado em Arquitetura e Urbanismo. Ao todo são sete cursos de graduação, dois de especialização (lato sensu) e dois programas de pós-graduação (stricto sensu).
A Faculdade de Artes Visuais tem entre seus objetivos formar profissionais com visão crítica, que contribuam para o desenvolvimento cultural e artístico, busca promover transformações sociais a partir de suas pesquisas, projetos e ações, dando sempre continuidade a sua missão como instituição Federal. Deste modo, ao participar da FARGO atende a sua missão de possibilitar o acesso ao estudante do que acontece no mercado da arte em Goiás.
Este evento se torna um espaço de aprendizagem, de oportunidades futuras, apresenta direta e indiretamente os mecanismos do mercado de arte em Goiânia, possibilitando vislumbrar eixos a serem trilhados.
Acreditamos na importância da FARGO, estivemos presentes na 1ª edição em 2017 e na 2ª edição em 2018, feira que se coloca como agente do sistema da arte e como interface entre o artista e o público, afirmando a potencialidade da arte do Estado de Goiás.
Participam desta 3a. Edição, estudantes de Artes Visuais – Bacharelado e Licenciatura e de Arquitetura e Urbanismo, mostrando a diversidade da produção artística de nossos estudantes: Ana Maranhão, Badu, Carlos Mota, Danink, Eugenia Sulcata, Evelyn Negreiros, Felipe Basa, Felipe Berger, Felipe Santos, João Teles, Lívia Chagas, Marcos Fideles, Pedro Veiga e Rafael Vaz.