Furdúncio

Badu

Emmanuel Felipe (20) mais conhecido como Badu, é estudante de Artes Visuais no grau Bacharelado pela UFG. Natural de João Pessoa (PB), traçou relações com a cidade de Goiânia desde criança e estabeleceu fluxos entre o Nordeste e o Centro-Oeste do Brasil. No seu trabalho se encontra suas grandes paixões pelo Carnaval e o São João, sondando o imaginário do artista nas mais diversas linguagens como desenho, pintura, fotografia e vídeo.

Devolvo relações com arte desde muito pequeno, sendo que a partir de 2013 começo a desenhar com mais regularidade. Meu trabalho desde esse início desenvolve olhares para as manifestações populares, em especial o Carnaval e o São João.

Em 2019, ao entrar na faculdade de Artes Visuais da UFG, participei de 2 exposições, desenvolvi trabalho de cenografia com a Quadrilha Junina Arriba Saia (GO), além de ampliar mais a comercialização de trabalhos envolvendo a linguagem do desenho. Naquele mesmo ano, desenvolvi ações envolvendo o campo fotográfico como foto performances e ensaios, de vestuário além de intervenções urbanas por meio de lambes.

Em 2020 antes da pandemia, tive trabalhos de desenhos expostos no Solar Botafogo (RJ), bem como a venda de trabalhos relacionados com o carnaval. Posteriormente, já em isolamento, produzi alguns trabalhos em série e também de vídeo-performance sobre o período junino que foram projetados nas cidades de Guarulhos e Rio de Janeiro. Também desenvolvi figurinos para a G.R.E.S Tradição, escola de samba do Rio de Janeiro que tiveram que ser cancelados por conta das incertezas sobre o futuro da escola frente as consequências da pandemia. Além da produção de outras peças artísticas desenvolvi o desfile virtual da escola de samba virtual Arte Yoruba.

No campo acadêmico, estou no quarto período do curso de Artes Visuais (Bacharelado) onde desenvolvo pesquisa dentro do Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas (NuPAA) pesquisando dentro da iniciação científica Galeria da FAV: o corpo em exposição. Nesse contexto desenvolvo interesses nas relações do corpo com manifestações culturais e tradições. Dentro desse recorte, o Carnaval ganha um certo enfoque, desenvolvendo ligações diretas no meu cotidiano durante todo o ano

OBRA

Série FURDÚNCIOS
A série de trabalhos intitulada FURDÚNCIOS é resultado de reflexões sobre o período
junino de 2020, onde o espaço-tempo que daria lugar as alegrias de três santos festeiros
por todo país foi tomada por angustias e incertezas de tempos adversos. FURDÚNCIOS
foi desenvolvido dentro da intenção de recriar e revisitar imagens que são típicas do
universo de Junho/Julho, imagens essas que não poderiam ser escutas nem vistas no dito
ano.
As situações propostas foram realizadas no ambiente doméstico, ressignificando o espaço
da casa para abrigar as tentativas de festejos de outrora. O desenvolvimento foi todo
proposto para as plataformas digitais onde funcionaria como pequenas janelas de
apreciação do público. Uma vez que o furdunço das ruas, praças e quadras se calou, os
FURDÚNCIOS reacende a necessidade de discutir as manifestações populares mesmo
em momentos não tão festivos, uma vez que o impacto dessas festas típicas é de
considerável importância não somente em questões econômicas mas, também para a
manutenção da sobrevivência de nossa cultura.

Did you like this? Share it!

0 comments on “Furdúncio

Comments are closed.