Arte e Educação

Texto: Theo Mariano

Quando se fala em Educação, deve-se pensar também em criatividade. Esta anda ao lado da Arte, que alimenta o mundo de sentidos e torna palpável pensamentos que por vezes ficam retidos à mente.

” Fortalecer a produção cultural de um país faz sua existência reverberar pelo mundo “

A formação escolar dos jovens até hoje se apegou numa constante busca pelo “vestibulando” perfeito. O desenvolvimento de diversas aptidões foi prejudicado, e o contato com a Arte é pouquíssimo explorado entre as quatro paredes das salas de aula.

Arte permite ao aluno desenvolver aspectos como a sensibilidade, a percepção, a expressividade, a espontaneidade, a consciência de si.

Reter alunos da possibilidade de criar e interpretar a Arte é colocar entraves em suas percepções acerca do mundo, pois esta liberta. A veia artística presente no brasileiro é tremenda, não à toa produzimos nos quatro cantos do país fazedores de Arte que ganham reconhecimento mundial.

Deve-se elaborar programas de incentivo à leitura e à escrita – muito além da formação de redatores do Enem. Precisa-se valorizar a história da Arte no País, desde poetas e artesãos, a pintores e atores.

A arte vai além. Ela faz parte do processo natural de desenvolvimento cognitivo.

Visitar este mundo de libertação é imprescindível para que ensinemos os jovens a valorizar o que é nosso e, sobretudo, a criação do novo.

A Arte é, também, uma forma de movimentar a economia e atrair turistas. Fortalecer a produção cultural de um país faz sua existência reverberar pelo mundo, pois todos somos um pouco parecidos – até mesmo em nossas diferenças.

Théo Mariano é jornalista e escritor. Nascido em Minas Gerais, trilhou seu caminho até hoje, aos 22 anos, principalmente em Goiás.

Did you like this? Share it!

0 comments on “Arte e Educação

Comments are closed.